Sente que os colaboradores da sua empresa estão a precisar de uma motivação extra para aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho? Então, pode ser o momento de considerar a implementação de um programa de recompensas e benefícios.
A solução consiste em retribuir ao funcionário o seu esforço dentro da empresa e serve como um incentivo para alcançar as metas da empresa. Existem diferentes soluções de benefícios sociais e extra salariais que podem ter um impacto positivo junto da equipa.
Neste artigo, vamos detalhar como funciona um programa de recompensas e benefícios, quais são os impactos e as vantagens dessa prática e como aplicar esse sistema na sua empresa. Com essas orientações, sua empresa poderá colocar o método em prática dentro de poucas semanas.
Como funciona o programa de recompensas e benefícios
O programa de recompensas e benefícios pode ser feito de diversas formas. Mas, de uma maneira geral, trata-se de uma iniciativa que reconhece e gratifica o colaborador da empresa pelo seu esforço dentro de determinado período. Para isso, deve-se criar um sistema que avalia o desempenho do funcionário. Pode-se, portanto, criar uma relação das atividades realizadas com sucesso pelo colaborador.
Assim, pode-se tanto recompensar o funcionário por determinadas ações quanto oferecer uma gratificação pelo seu desempenho geral, baseado em uma média de todas as atividades.
Quais são os impactos do programa de recompensas e benefícios
A iniciativa pode trazer uma série de impactos para a empresa, melhorando o seu resultado no mercado. Veja como:
• aumenta o índice de satisfação do cliente: com o funcionário motivado, o consumidor é mais bem atendido, o que se reflete na imagem da empresa;
• aumenta as vendas: colaboradores que recebem o reconhecimento da liderança empenham-se mais no seu trabalho, o que pode impactar diretamente nas vendas da empresa;
• fideliza o cliente: empresas com uma boa cultura organizacional costumam ter um bom relacionamento com os seus consumidores, fator que contribui para a sua fidelização.
Além disso, há uma série de outros impactos que o sistema pode provocar na empresa, como a atração de novos talentos, o reconhecimento a nível nacional, entre outros.
Quais são as vantagens da prática de recompensas e benefícios
Implementar o sistema de recompensas e benefícios também traz uma série de vantagens para o ambiente corporativo. Confira alguns deles!
Aumenta a produtividade do funcionário
Quando o colaborador percebe que é reconhecido pelo seu esforço, a sua motivação também aumenta. Isso faz com que ele produza mais e melhor.
Atrai e retém talentos
Os profissionais capacitados têm muito interesse em trabalhar numa empresa reconhecida pelo seu ambiente organizacional. Isso faz com que os bons colaboradores permaneçam por mais tempo na empresa, além de atrair o interesse de outros profissionais.
Reduz a rotatividade na companhia
Uma elevada rotatividade de empregados numa empresa nunca é bom sinal: além de revelar um sério problema de gestão de recursos humanos, também desestabiliza a estrutura interna da empresa com a fase de adaptação, formação e imputação de mais custos.
Ao implementar sistemas de recompensas e benefícios eficazes, esse índice de rotatividade tende a ser menor, o que significa maior integração a longo prazo entre os funcionários, aperfeiçoamento de processos de trabalho e melhora do desempenho e produtividade.
Como implementar um programa de recompensas e benefícios na empresa
Agora que já entendeu o que é o programa de recompensas e benefícios e como ele pode impactar e beneficiar sua empresa, vamos listar uma série de ações que poderão ajudar a implementar definitivamente esse sistema.
Ofereça remuneração variável
A remuneração variável trata-se de uma remuneração extra, baseada no desempenho individual ou coletivo dos colaboradores. Pode-se oferecer uma remuneração variável baseada no PLR (Participação nos Lucros e Resultados), alcance das metas mensais, comissão sobre o número de vendas, entre outros elementos.
Ofereça presentes
A oferta de presentes são formas interessantes de recompensar os funcionários, já que envolvem, também, o fator emocional. Para isso, pode-se gratificar os colaboradores com presentes à sua escolha (vestuário, tecnologia, beleza e cosméticas, entre outros).
Realize eventos corporativos
Além de serem uma boa forma de recompensar os colaboradores, os eventos corporativos também são importantes momentos de integração entre os funcionários. São, portanto, excelentes oportunidades para a empresa expressar o seu reconhecimento nos empregados e, também, aproximar os colegas.
Ofereça oportunidades
Uma forma de recompensar os colaboradores é, também, oferecendo-lhes oportunidades na carreira. Para isso, pode-se autorizar a participação do funcionário num projeto inovador, incentivá-lo a realizar um curso (financeiramente ou com uma licença não-remunerada), apresentá-lo à alta direção, entre outras iniciativas.
Recompense com folgas
Se a recompensa financeira é inviável dentro do contexto em que a empresa vive, que tal recompensar os colaboradores com uma folga? Dessa forma, o funcionário sente que é reconhecido pelo seu esforço, mesmo sem ser bonificado com alguma recompensa financeira.